vendas@jomafer.com.br
(11) 2489-2477 / (11) 2480-2477
Viela Urga, 770 - Guarulhos - São Paulo

China reaquece altos-fornos e leva a aumento de 1,7% na produção mundial de aço, diz Worldsteel

China com sua força consumidora de matérias-primas metálicas, assim como grãos, é mais uma vez protagonista no produção mundial de aço. O país registrou crescimento de 6,9% no volume de aço bruto fabricado em março, de 95,7 milhões de toneladas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Associação Mundial do Aço (WSA), que é baseado em Bruxelas.

Em 2022, e até o início do ano, a siderurgia chinesa foi impactada pelas medidas “covid zero” do Governo chinês e por uma economia com expansão represada. As incertezas locais, pela falta de uma política governamental mais firme para obras de Infraestrutura e imóveis, e também pela imposição de restrições para conter as emissões de carbono em zonas industriais, levaram o setor no país a fechar com queda na produção no ano passado. .

A expectativa dos analistas é que a recuperação economia da china ser acelerada neste ano, com previsão de alta PIB superior a 5%. O país responde por quase 55% do Consumo e produção mundial de aço, sendo responsável pela Importação de mais de 1,1 milhão de toneladas de minério de ferro para abastecer os altos-fornos de suas siderúrgicas.

De janeiro a março, a produção de aço chinesa cresceu 6,1%, totalizando 261,6 milhões de toneladas, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, informa o boletim da WSA.

Com o impulso chinês, o volume mundial produzido em março — segundo dados divulgados por 63 países que respondem à entidade — foi de 165 milhões de toneladas. Isso representou um aumento de 1,7% em relação ao desempenho de um ano atrás.

No trimestre, o desempenho global não acompanhou o ritmo do mês passado: encerrou com ligeira queda de 0,1%, para 459,3 milhões de toneladas fabricadas.

Apenas a região Ásia/Oceania, que engloba a gigante siderúrgica chinesa, teve desempenho positivo. O resto estava no vermelho. União Europeia, América do Norte, América do Sul, Rússia/Ucrânia e outros países da CEI, Oriente Médio, África e outros países europeus fora da UE.

Entre os chamados Top 10 produtores de aço do mundo, além da China, que lidera incontestavelmente, em março, o Índia, Rússia (estimei), Coreia do Sul e Itália registrou expansão na oferta de aço. Japão, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Türkiye (menos 18,6%) tiveram desempenho negativo na produção.

A Indústria siderúrgica turca ainda se recupera dos impactos dos dois terremotos que atingiram o país em fevereiro, que afetaram a Infraestrutura rodoviária e portuária do país e as operações de diversas siderúrgicas na região do desastre. O resultado acumulado no ano é negativo em 21,5%.

O Brasil, com economia estagnada no início do ano, produziu 2,7 milhões de toneladas no mês passado, o que representou uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior. No trimestre, a siderurgia nacional atingiu volume de 8 milhões de toneladas — 6,8% a menos que no mesmo período de 2022.

Autor: Globo

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
VEJA MAIS

Notícias e artigos

Expectativa de expansão

Mercado de máquinas de corte a laser deverá apresentar forte crescimento nos próximos anos O mercado global de máquinas de corte a laser deverá atingir

Atividade Industrial

Atividade industrial segue em recuperação com alta do emprego, aponta CNI… A atividade industrial continua em recuperação e já se encontra no patamar pré-crise, de

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Me chamo Silvana posso ajudá-lo?