vendas@jomafer.com.br
(11) 2489-2477 / (11) 2480-2477
Viela Urga, 770 - Guarulhos - São Paulo

Expectativa de expansão

Mercado de máquinas de corte a laser deverá apresentar forte crescimento nos próximos anos

O mercado global de máquinas de corte a laser deverá atingir US$ 9,5 bilhões até 2029, impulsionado por taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,2% durante o período de 2023 a 2029. Este aumento é reflexo da crescente procura por tecnologia de corte a laser em vários setores, destacando a sua importância nos processos de produção modernos, segundo o relatório “Global laser cutting machines market size, share & industry trends analysis report by application, by technology, by process, by regional outlook and forecast, 2023 – 2029”, fornecido pela Reportlinker.com. O setor automotivo emerge como uma área de aplicação fundamental para máquinas de corte a laser. Essa tecnologia encontra utilidade na fabricação de componentes metálicos, no corte de peças plásticas e até mesmo na marcação e gravação de peças para marca e identificação no domínio automotivo. Em 2022, o setor automotivo movimentou US$ 1,72 bilhão no mercado de máquinas de corte a laser. A importância deste setor decorre da sua capacidade de adaptação e integração de avanços tecnológicos como a automação e a robótica. Espera-se que a revolução digital em curso, liderada pela Indústria 4.0, aproveite ainda mais os sistemas inteligentes nos processos de fabricação de metal, como o corte a laser. Além disso, a integração de materiais energeticamente eficientes, impulsionados pela transformação digital, sublinha o papel vital que os robôs e os sistemas automatizados desempenham na propulsão do mercado.


As fabricantes de máquinas de corte a laser investem em estratégias para se manterem alinhados com a evolução das exigências dos usuários finais, o que se traduz no lançamento de novos produtos. Por exemplo, a Amada, em abril de 2022, apresentou a Ensis-6225AJ, uma máquina de corte a laser de fibra voltada para o mercado europeu. Este produto inovador pode processar chapas de material de 6,2m x 2,5m e vem com potências de 6, 9 e 12kW, com capacidade de cortar até 25 mm de aço-carbono, alumínio e aço inoxidável. Da mesma forma, a expansão do pacote Fusion Maker, da Epilog Laser, anunciada em abril de 2023, apresenta o Fusion Maker 24 e 36, atendendo às necessidades do mercado para áreas de trabalho estendidas e potências de laser mais altas. Estes lançamentos estratégicos de produtos sublinham o dinamismo do mercado de máquinas de corte a laser.

Avanços – Ao longo das décadas, a indústria de máquinas de corte a laser passou por fases de transformação, culminando no desenvolvimento de máquinas a laser de última geração, capazes de altas velocidades, resultados de qualidade e processamento versátil de materiais. Esses avanços atendem a diversas necessidades, incluindo equipamentos de microcorte na área da saúde. Consequentemente, as indústrias que anteriormente dependiam de equipamentos de microcorte estão agora adotando máquinas de corte a laser, uma tendência que deverá alimentar a expansão do mercado. O laser permite o corte preciso de vários materiais, produzindo bordas mais suaves e precisas. Esse recurso, juntamente com a capacidade de cortar vários materiais usando técnicas como vaporização, fissuração por tensão térmica, fusão e sopro, corte a frio e muito mais, posiciona as máquinas de corte a laser como ferramentas para fornecer produtos de alta qualidade.
Conforme as indústrias buscam cada vez mais produtos de primeira linha, a demanda por tecnologia de corte a laser tende a crescer.

Fonte: Ipesi – Revista Metal Mecanica

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
VEJA MAIS

Notícias e artigos

Expectativa de expansão

Mercado de máquinas de corte a laser deverá apresentar forte crescimento nos próximos anos O mercado global de máquinas de corte a laser deverá atingir

Atividade Industrial

Atividade industrial segue em recuperação com alta do emprego, aponta CNI… A atividade industrial continua em recuperação e já se encontra no patamar pré-crise, de

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Me chamo Silvana posso ajudá-lo?